E-mail

contato@devotosdesantoantonio.com.br

05 DE JULHO – DIA DE SANTA FILOMENA

Em 1802, durante as escavações na Catacumba de Priscila, descobriu – se uma tumba com inscrições de símbolo típicos de martírio: uma âncora, que significa esperança ou morte por afogamento; duas flechas e uma palma: símbolo da virgindade. Os restos mortais foram levados para Magnano, Itália. Numerosos milagres aconteceram, o que fez seu culto florescer no século XIX. A inscrição da tumba dizia: lumena paz e cum fi. As palavras foram ordenadas, do que resultou: Pax tecum filumena, ou seja, A paz esteja contigo, Filomena. Atribuíram – se a ela várias revelações. As mais conhecidas foram dirigidas, em 1875, á irmã Maria Luísa, em que a Santa revelava sua história. Dizia ser originária da Grécia e pertencer a uma família real convertida á fé católica. Seu martírio deu – se em Roma, onde seus pais se encontravam em missão de paz. O imperador romano, encantado com a beleza da jovem, quis possuí – la em troca da paz. Diante da recusa, ordenou sua execução. Sua festa foi retirada do Calendário litúrgico, pelas dificuldades em distinguir entre o histórico e a fantasia. É celebrada apenas com o ofício comum das virgens e mártires.

ORAÇÃO A SANTA FILOMENA

Oh! gloriosa Virgem e Mártir Santa Filomena, que do Céu onde reinais vos comprazeis em fazer cair sobre a Terra benefícios sem conta, eis-me aqui prostrado a vossos pés para implorar-vos socorro para minhas necessidades que tanto me afligem, vós que sois tão poderosa junto a Jesus, como provam os inumeráveis prodígios que se operam por toda parte onde sois invocada e honrada.
Alegro-me ao ver-vos tão grande, tão pura, tão santa, tão gloriosamente recompensada no céu e na terra.
Atraído por vossos exemplos à prática de sólidas virtudes e cheio de esperança à vista das recompensas concedidas aos vossos merecimentos, eu me proponho de vos imitar pela fuga do pecado e pelo perfeito cumprimento dos mandamentos do Senhor.
Ajudai-me, pois, oh! grande e poderosa Santinha, nesta hora tão angustiante em que me encontro, alcançando-me a graça . e sobretudo uma pureza inviolável, uma fortaleza capaz de resistir a todas as tentações, uma generosidade de que não recuse a Deus nenhum sacrifício e um amor forte como a morte pela fé em Jesus Cristo, uma grande devoção e amor a Maria Santíssima e ao Santo Padre, e ainda a graça de viver santamente a fé para um dia estar contigo no céu por toda a eternidade. Amém!
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Publicações recomendadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *